PS FLORENCIO

Combinando Filosofia com Teologia

Textos

VIVER A VIDA COMO ELA É
VIVER A VIDA COMO ELA É
O MELHOR DE CADA IDADE
De fora, as pessoas se entreolham e podem contemplar o que cada semelhante seu está fazendo, faz, ou pode vir a fazer de sua vida existencial. A partir daí vão nascendo as mais diversas tentativas de compreender como viver a vida. Afinal, o que é a vida? Quem está de fora não tem como descrever o que pode levar uma pessoa afirmar que é feliz  vivendo assim, ou assado, quando na verdade o que se passa no interior de cada um pode ser tão igual quanto qualquer dos iguais.

O que se tem assistido é um aparente inconformismo com tudo e com todos, e com isso, muitos se empenhando em encontrar uma saida desesperada por algo melhor. Tem sido atribuido aos idosos o título de  “melhor idade.” Fala sério?  Seria melhor apenas pelo fato de estar vivo?  Ou como se diz por ai: “partir para a melhor”. Fazendo uma alusão simplória quanto á morte? Certo é que em cada idade há o seu melhor, porém, algumas explicações precisam ser dadas á luz do que se tem feito nesse entendimento sobre as idades e seus ciclos. Não bastaria dividir em fases tais como: crianças, adolescentes, jovens e adultos, quando se sabe que existem razões possíveis de ser alcançadas para proporcionar o bem de cada idade.

O que os filósofos questionaram a respeito do que é a vida, por sí tão somente não encontraram solução para suas perguntas lógicas induzidas pela razão pura e simples de as coisas existirem. Nas suas crises existenciais surge a tábua da salvação para dar sentido á vida a partir do pensamento teológico embasado nas Escrituras Sagradas. Nascido num jardim coberto de belas flôres, frutos e animais de todas as espécies, num processo de laborioso trabalho inteligente herdado do Criador. O homem sendo colocado frente de seu fantástico laboratório á sua disposição para o exercício existencial e ocupacional da sua inteligência. Na teologia encontrando respostas para dar entendimento ao homem, uma vez que estabelece seus limites, levando-o a confrontar-se consigo mesmo e com o temporal frente ao eterno, espelhando no seu  Criador.

Assim, num processo evolutivo, o desevolvimento natural das coisas segundo o propósito do Criador, o homem tem vencido etapas da sua existência com infinita disposição, queimando cada uma delas na busca de satisfazer a sua inteligência. Haja vista ao maravilhoso mundo cercado de desafios e mistérios, de coisas a serem conhecidas e descobertas, e que para explicá-las jamais se dará conta, pois que faz parte de um processo definido pelo Criador.  Mesmo que dotado de inteligência, ainda é menor que todo conhecimento de que se tem domínio, quer seja pelos diversos ramos do conhecimento, e mesmo por sua fé, não se limita a nenhum deles. Permanecendo, contudo, rendido em torno de sí mesmo, por mais amplo que tenha sido todo conhecimento alcançado, sabendo que a única resposta está em Deus, o Criador de todas as coisas.

Bastando, portanto, a que se saiba conduzir nesta caminhada provocando a sua ineligência a uma reflexão de que independentemente de qualquer nível de conhecimento que tenha, fato é que, você existe. Quer seja você um doutor em ciências, ou mesmo um leigo não importa a posição que tenha, fato é que você existe e está aqui e agora sendo confrontado no que pensa que é. Bastando que para tanto tenha entendimento acerca do mundo que o cerca para admitir que tudo está nas suas mãos. Fazer acontecer, mesmo nas cercanias do que a vida lhe impos, sendo você mesmo capaz de fazer a vida valer a pena. Nos valeremos de muitos estudos, dos quais foram subtraidos através de experimentos em diversos ramos da ciência, buscando refletir e alcançar entendimento. Deles iremos tirar o que na sua essencia poderá corroborar com a nossa proposta, sabendo que nosso foco será baseado no curso das idades a partir dos 25 anos aos 90 anos, mesmo que aleatóriamente, porem, embasados em nossa experiência de quarenta na vida juridica trabalhando com famílias e ainda somados aos trinta anos pastoreando e ensinando nos seminários e igrejas.

Dá para ser feliz!
PS FLORENCIO
Enviado por PS FLORENCIO em 21/04/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (voce deve citar a autoria de Paulo Florencio Silva e o site www.advocaciaflorencio@gmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras